Saturday, September 23, 2017

O que é o Desapego? Por que é tão importante se desapegar?


Olá Centelhas Divinas,

Estou de volta e ansiosa para falar com vocês sobre esse assunto que é tão profundo e crítico para nossas vidas.
O que é o desapego? A vida gradualmente me ensinou que a chave para a harmonia interior e a força para superar os obstáculos da mesma, reside na capacidade de se separar do que já não serve mais à um propósito. Mesmo que, o que estejamos liberando possa ser de nossas afeições e prazeres. O desapego é, portanto, uma forma de renovar-se, de reinventar-se, é a maneira eficaz de reorganizar nossa casa mental e emocional, em suma, nossa vida.
O processo de desapego, é de auto-libertação, e se tornará, com o passar do tempo, recursos necessários para o nosso crescimento pessoal. Assim, fortalecendo as fibras de nossa alma. Tudo a que nos apegamos, nos escraviza, criando uma certa dependência. Às vezes, muito sutil para ser reconhecida. É necessário deixar ir o que já não pertence ao nosso caminho, o que já não eleva o nosso ser a novos níveis de si mesmo. O que estagnar em nossas vidas torna-se obstáculos para a nossa evolução. São como velhos paradigmas, perdendo sua relevância para o momento atual, consequentemente depreciando-nos também.

É preciso drenar de si mesmo a necessidade de possuir, controlar e segurar as coisas e as pessoas ao nosso lado. Tudo o que de fato enfraquece nosso poder de superação e auto-afirmação. Ou nos envolverá nas ilusões da privação emocional, e das necessidades materiais para preencher um vazio existencial. É também fundamental reconhecer que o amor é acima de tudo, dar e ter liberdade. É preciso  deixar ir, a fim de criar espaço para que o novo possa chegar.
Uma vez, eu li em um artigo brasileiro, uma psicóloga afirmando que "as pessoas apegadas podem apresentar vários problemas, como ansiedade, fobia, depressão ou experimentar o medo eterno de perder, e de não conseguir lidar com a perda. O apego nos torna muito dependentes das coisas, mas quando aceitamos que nada é eterno e permanente, aprendemos a desfrutar mais e a ter uma vida melhor ".
Tendo em conta a minha própria experiência, que foi um dos fatores que me levou à depressão (descrevi mais profundamente em meu livro - Detachments), sou uma prova viva da frase acima. Mas escreverei mais sobre a depressão na próxima semana, num novo post, onde falarei um pouco sobre minha experiência com a depressão e o que me levou a ela.

Há uma frase com a qual findei o meu livro, que resume o "porquê", o porque é tão importante aprender a se desapegar:
"Se você permitir que seus sentimentos se apeguem as coisas ou as pessoas, você sempre será vulnerável às suas vulnerabilidades"
Queridos, diga-me o quão difícil é para você se desapegar? Eu adoraria saber o que pensas sobre o assunto. Então, reflita sobre esse post e tenha uma semana muito abençoada.

Amor e Paz para todos,
J. Sewell
http://www.jacquelinesewell.com/

No comments:

Post a Comment