Monday, October 02, 2017

Deixar ir é Empoderador !



Olá, Faíscas divinas,

Como a vida tem te tratado, ou mais importante, como você está tratando sua vida?

Esta semana eu venho compartilhar um momento empoderador com o processo de "deixar ir". A questão é, por que sentimos a necessidade de ter tudo sob "nosso controle"? Os únicos resultados que podemos influenciar são aqueles que, de alguma forma, a vida, o universo ou Deus está no comando? Ou seja, não muito. Você percebeu que tudo o que você tenta controlar, te escraviza e, portanto, tende a machucá-lo quando eventualmente se afasta? Na maioria das vezes, tornamos nossas vidas tão difíceis ao incorporar necessidades emocionais, confundindo nossas demandas com cuidado.

Deixe-me compartilhar um exemplo disso. Algum tempo atrás, eu estava ouvindo as preocupações de um colega, era mãe solteira, enfrentando um dilema emocional. Ela estava falando sobre o fato de seu filho ser um "adolescente" ingrato e falou da dor que sentia com suas palavras, em seus gritos de liberdade. Era hora de ele sair de casa, abrir suas asas e começar uma nova vida em outro lugar. Ela continuou em sua conversa, mostrando sinais de fragilidade em seus argumentos e explicações - ela estava sinceramente sofrendo.

Eu pensei: "Lá está ela. Já vi essa cena antes, uma mãe solteira tendo problemas para se separar de sua prole ". Tinha medo de viver sua vida por conta própria e não conseguia libertar o que ela não tinha mais controle. Quão doloroso ver tanto amor se tornando em fonte de dores! Quando ela finalmente se virou para mim para perguntar o que eu achava sobre a atitude de filho, seu rosto ficou chocado, com um olhar distante e vazio por alguns minutos, ouvindo-me responder:
"Você sabia que deixar ir é empoderador ? Estou mais preocupado contigo, do que com ele ".
Inicialmente, ela ficou ali, provavelmente tendo uma epifania, tentando processar o que acabei de dizer. Então, ela se comportou como qualquer um que reluta em ver a verdade, repetindo-se algumas vezes, tentando convencer-me de seu ponto de vista, como se eu não tivesse ouvido desde a primeira vez, o que a mente e a alma dela clamavam.

Eu a deixei falar por um tempo - ela precisava desse tempo de terapia. Até que ela me perguntou novamente, "você me entende, agora?". Desta vez eu respondi: "Sim, mais do que você percebe, mas, antes de lhe dizer o que penso sobre seu filho, deixe-me dizer-lhe sobre minhas preocupações com a dor que posso ver em sua alma. Uma dor que você poderia liberá-la se você quiser. Apenas me escute por alguns minutos."

Atrai a atenção dela e, com os olhos cheios de lágrimas, ela finalmente sentou-se com um olhar cansado. Então eu disse:
 "A auto-aceitação e a aceitação das mudanças em geral são os mecanismos fundamentais de uma alma sábia para lidar com as despedidas da vida. Assim, não deixando-os com a sensação de perda, mas com um senso de missão cumprida. É hora de você, a mulher que você é, pegar as rédeas daquela garota deixada para trás quando engravidou e brilhar novamente, mas desta vez sozinha, até que alguém venha complementar você. Tens agora o dever de unir seu eu fragmentado ".
Ela sentou silenciosamente esperando por mais, e antes que me perguntasse, o que isso tinha a ver com o filho? Eu continuei:

"Eu sinto sua dor, e eu entendo suas preocupações, mas a dor que mais me machuca é a que vejo em seus olhos. A dor de uma mulher que colocou toda a vida em um gancho, para se tornar a mãe protetora, pensando que assim seria, durante toda a vida. A dor de alguém que parou de acreditar que sua vida também pode ser muito gratificante em sua única presença.

 Você pode não concordar com o que estou dizendo agora, mas por favor reflita sobre isso:
Quando você perceber que a vida está em constante renovação, e essas mudanças são o óleo que lubrifica o avanço do universo. Quando você perceber isso, você verá o quão poderoso é tornar-se todo o seu ser novamente. Isto é, quando você poderá atrair os entes queridos integralmente. Se enxergares profundamente que todo sofrimento vem da resistência de desapegar de algo ou alguém, toda a dor que vejo nos seus olhos agora desaparecerá um dia. E não, isso não é egoísmo - Ninguém vai julgar ou ama-la menos por isso, pelo contrário, essa verdade nos capacita e nos une.
 Tudo e todos no nosso caminho têm sua data de validade, e não importa se foi por um tempo longo ou curto, o que realmente importa é a impressão que você deixou ou o que sua alma recebeu. É vital dispersar, mover e mudar as energias para que novas coisas e pessoas tomem seu lugar. Seu filho sempre será seu filho. Mas seu filho precisa que você seja você mesmo. Agora, é minha vez de perguntar: "Você me entendeu?"

 Tendo muito o que pensar, dissemos adeus. Ela estava muito grata, e também notei um brilho diferente em seu olhar. Meus queridos, não me canso de repetir;
Não há nada mais poderoso do que a auto-aceitação. A vida se torna mais significativa quando você permite que o seu verdadeiro e inteiro eu brilhe.
Tenha uma adorável semana à frente. Paz e Amor para todos.

Jacqueline Sewell
www.jacquelinesewell.com

Photo by Everton Vila on Unsplash

No comments:

Post a Comment